Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Vitória para a radiodifusão: Governo estabelece critérios para a migração das rádios AM para FM

Dois anos após a publicação do decreto que permite às emissoras de rádio AM migrarem para a faixa FM, o governo federal divulgou nesta terça-feira, 24, os critérios de adaptação de outorgas das empresas de radiodifusão, o que inclui os valores a serem pagos pelas emissoras para mudar de faixa. A solenidade, no Palácio do Planalto, contou com a presença da presidenta, Dilma Rousseff, o vice presidente, Michel Temer, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, e como um dos representantes do setor, o presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa.

O ministro enfatizou que os valores estabelecidos na portaria são justos e foram definidos em uma ampla negociação. Ele destacou ainda que a elaboração da tabela levou em consideração indicadores econômicos dos municípios – como PIB, renda e consumo -, além do alcance das rádios junto à população.

A portaria do Ministério das Comunicações (MC) traz uma tabela com os valores, baseados em critérios como população e índices econômicos do município em que a emissora está localizada, além do alcance (os dados utilizados para definir a categoria de cada cidade podem ser vistos neste arquivo). Com base nisso, o ministro André Figueiredo exemplificou que o custo mínimo para a transição da outorga vai variar de R$ 8,4 mil, de emissoras em municípios de até 10 mil habitantes, a R$ 4,4 milhões, com radiodifusoras da região metropolitana de São Paulo.

Em seu discurso, o presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa, comemorou esse avanço. “O veículo de comunicação mais popular agora se torna ainda mais democrático”, disse. “Acompanhando de perto nossas associadas, muitas rádios estavam a ponto de fechar por falta de qualidade na transmissão e consequente perda de anunciantes. Agora estamos falando da grande oportunidade para as mais de 1800 emissoras de rádio AM espelhados pelo Brasil de ter mais qualidade de áudio e cobertura”, apontou.

Clique aqui para acessar a portaria no Diário Oficial.

Discurso do Presidente da Abratel, Luiz Claudio Costa

Assessoria de Comunicação da Abratel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br