Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Precisamos trazer a Lei de Telecomunicações para este século, diz secretário do MCTIC

Nomeado secretário de Telecomunicações, André Borges defende a revisão da regulamentação do setor para deixá-la mais enxuta e menos onerosa. Objetivo é viabilizar uma com concorrência mais forte que beneficie o consumidor

O novo secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), André Borges, espera contribuir para a revisão da Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e a atualização das regras do setor “a este século e à realidade competitiva e de atração de novos investimentos que existe hoje”. Ele enxerga como principal desafio das telecomunicações brasileiras o aumento do nível de competitividade entre os prestadores de serviços – objetivos que, na visão dele, seriam viabilizados com a atração de investimentos. “Se o ambiente for propício a isso, naturalmente as coisas acontecerão de forma que novos competidores entrem ou novos investimentos ocorram, para nivelar a capacidade competitiva de cada um. Então, eu acredito na flexibilidade da oferta, que é fruto da concorrência.”

Instituída em 1997, a LGT remete a um período em que a preocupação era universalizar o acesso à telefonia fixa, então gerida por concessionárias, em regime público. Hoje, o Ministério e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adotam uma série de medidas para que o acesso com qualidade a internet se torne o centro das políticas públicas do setor. A realidade atual envolve serviços de banda larga fixa e móvel, telefonia móvel e televisão paga, prestados em regime privado.

Segundo André Borges, a secretaria mantém quase a totalidade das atribuições que possuía antes da fusão de pastas que resultou no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mas adquire a função de coordenar o trabalho de outros setores relacionados às telecomunicações. “Como ciência, tecnologia, inovação e comunicações têm áreas de confluência e sinergia entre si, houve uma revisão da estrutura para deixar cada finalidade em um lugar mais apropriado, além de preservar e até incrementar serviços.”

Natural de São Paulo (SP), André Müller Borges tem graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e cursos de extensão pela Escola de Negócios Booth, da Universidade de Chicago, nos EUA.

MCTIC: Quais são os planos para a Secretaria de Telecomunicações?

André Borges: A ideia é fazer o que já estava sendo feito objetivando um resultado mais eficaz, tanto quantitativamente quanto pela percepção. Então, a ideia é trabalhar a eficiência, sem críticas, evidentemente, ao que era feito. Mas queremos melhorar o resultado. Há uma série de questões importantes, como trabalhar na revisão do modelo, para trazer a Lei Geral de Telecomunicações e toda a modelagem do setor para este século e para a realidade competitiva e de atração de novos investimentos que existe hoje.

MCTIC: O que muda com a criação do MCTIC?

André Borges: Todas as secretarias e departamentos continuarão existindo. E não difere se o guarda-chuva começa com comunicações ou ciência e tecnologia, porque a capacidade do Estado de atuar nessas áreas é exatamente a mesma. O que estamos buscando é, talvez, uma economia de escopo e de escala a partir da fusão de ministérios, que é o que todo mundosempre quis. O Ministério das Comunicações está sendo preservado e todas as funções que ele tem, absolutamente preservadas – e até incrementadas para prestar um serviço melhor. São duas áreas que têm uma sinergia entre si. E há uma série de assuntos que têm participação dos dois ministérios antigos, por exemplo, em vários comitês e organismos. Isso só demonstra como faz sentido e como pode melhorar a sinergia e a coordenação dentro de um mesmo ministério. Por mais que todos sejam governo, quando você está dentro da mesma casa, fica um pouco mais fácil, um pouco mais afinado.

MCTIC: Quais os principais desafios para as telecomunicações no Brasil?

André Borges: Acho que o principal desafio do setor é manter a competitividade, aumentar a atratividade para novos investimentos e, dessa forma, assegurar que a competição continue no nível ou até melhor do que o nível que nós temos hoje. Temos uma conjuntura difícil, e essa conjuntura tem sacrificado algumas operadoras. Se o ambiente for propício ao investimento, naturalmente as coisas acontecem de forma que novos competidores entrem ou novos investimentos aconteçam para nivelar a capacidade competitiva de cada um. Eu diria que esse é um grande desafio. Outro desafio é modelar políticas e regulamentação a partir de métricas muito bem definidas, ou seja, a partir de uma análise do retorno que a regulamentação vai trazer.

MCTIC: Então, a regulamentação e a regulação do setor precisam ser aperfeiçoadas?

André Borges: A regulamentação e a regulação já vêm acontecendo há muitos anos. Eu diria que o que precisa ser feito agora é a revisão da regulamentação. Eu entendo que os principais regulamentos devem ser revistos, à luz dos objetivos desejados e dos resultados alcançados, de forma a serem ajustados ou pura e simplesmente eliminados. De uma forma geral, me parece que, em termos de política, a gente deve eliminar o máximo a regulamentação e tê-la no nível estritamente necessário, para que o mercado aja de forma saudável. E que a concorrência traga os benefícios esperados, ao invés de ficar editando normas. No fundo, é rever a regulamentação que existe, deixando-a mais enxuta e menos onerosa, para viabilizar uma concorrência mais forte, maior capacidade concorrencial das operadoras. Porque, o que sempre se deseja é um melhor serviço e um maior benefício para o usuário, para o consumidor. Você acha que vai chegar lá por decreto ou por fomentar um campo fértil para a concorrência? Eu acredito nessa segunda hipótese. Eu acompanhei a época do serviço estritamente regulado, que era o serviço prestado em regime público, onde você tinha praticamente uma única rede e um único operador de serviços numa determinada localidade. Exatamente por esse motivo, por ser o único explorador do serviço, o órgão regulador ou o Estado tem que disciplinar muito minuciosamente como a coisa vai se dar. E a gente sabe o resultado que isso alcançou. Na medida em que você tem o primeiro concorrente, ou seja, um segundo ofertante de serviços na área, tudo muda. O preço cai pela metade. Quanto mais agora, que você tem três ou quatro concorrentes numa mesma área. Então, não tenho dúvida nenhuma de que a concorrência traz o valor. Você consegue enxergar as alternativas e o consumidor sabe como escolher. Ele sabe o que está optando em termos de preço e o serviço que vai receber. Então, eu acredito nisso, na flexibilidade de oferta. Isso tudo é fruto de concorrência. É claro que vamos continuar a ajudar quem fiscaliza a fiscalizar e a não permitir que abusos ocorram. Essa preocupação não vai deixar de existir.

Ministério das Comunicações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br