Search
Search

Portaria Faixa Estendida: Vitória da Abratel e do rádio brasileiro

Portaria Faixa Estendida: Vitória da Abratel e do rádio brasileiro

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Em congresso promovido pela Abratel, ministros assinam portaria que dispõe sobre a produção de equipamentos com a faixa estendida

Com a intenção de discutir o futuro da Comunicação na Era Digital, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão deu início, nesta quinta-feira (21), ao Congresso Abratel de Comunicação. Na ocasião, os ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e o da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, assinaram a Portaria Interministerial nº 68, que altera o processo produtivo básico para aparelhos de áudio e vídeo industrializados na Zona Franca de Manaus e entra em vigor no dia da publicação.

Os ministros Gilberto Kassab e Marcos Pereira com o vice-presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa após a assinatura da Portaria.
Os ministros Gilberto Kassab e Marcos Pereira com o vice-presidente da Abratel, Luiz Cláudio Costa, após a assinatura da Portaria.

O evento, realizado no Hotel Renaissance, em São Paulo, também reuniu executivos da radiodifusão, comunicadores, agentes e representantes de entidades da área, além de autoridades. Os mais de 200 participantes presentes comemoraram a medida, pleiteada pela Abratel.

A assinatura é um marco para a radiodifusão brasileira. Com a migração do AM para o FM, haverá a necessidade do uso da faixa estendida, por isso, a mudança na industrialização dos equipamentos é necessária. O documento assinado durante o Congresso diz que “a partir de 1º de janeiro de 2019,  os aparelhos destinados à recepção de ondas do tipo FM (frequência modulada) deverão incorporar capacidade de recepção de frequências entre 76 MHz e 108 MHz.”

Luiz Cláudio Costa, vice-presidente da Abratel, alertou, durante o discurso no evento, que “o cenário é de transição tecnológica e de inovações diárias, surpreendentes, ainda mais específicas e complexas. É imperativo estar um passo à frente e garantir a compreensão.” Certo de que a assinatura da Portaria representa um grande passo para a radiodifusão brasileira, o vice-presidente finalizou: “Confiamos no futuro, nas leis e nas autoridades investidas na função de regular nosso setor. Não tememos o futuro, somos o futuro. Viva a radiodifusão brasileira!”

Márcio Novaes, presidente da Abratel, não pode estar presente por motivos de saúde mas, graças às novas tecnologias, enviou um vídeo para saudar os convidados do Congresso. Por alguns minutos, Márcio também ressaltou a importância de se viabilizar, de forma mais eficiente, a migração dos rádios AM para FM. “Estamos muito felizes por essa grande conquista. Radiodifusores de todo o País só têm a comemorar esta decisão que em muito contribui para o fortalecimento do rádio brasileiro. A Abratel se orgulha de ter feito parte deste processo ao pleitear o pedido junto aos MCTIC e o MDIC”, lembrou.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas