Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Novo ministro da Cultura destaca a importância do ministério para a economia

Sérgio Sá Leitão tomou posse nessa terça-feira

      A importância estratégica da cultura para a economia e a necessidade de se criar um pacto dentro governo em prol da reconstrução do Ministério da Cultura (MinC) foram os destaques do discurso do novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante a cerimônia de posse realizada na manhã desta terça-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília.

      Diante de uma plateia com autoridades do Executivo, Legislativo e representantes do setor cultural, o ministro enfatizou sua disposição em criar amplos canais de comunicação entre o ministério, as áreas governamentais e a classe artística. “Quero estabelecer um diálogo transversal com todas as áreas governamentais, para que a política de cultura seja não apenas do MinC, mas do conjunto do governo. O objetivo é que essa interação seja igualmente plena entre estados e municípios, e com o conjunto da cultura brasileira, para entender seus anseios e necessidades”, declarou.

      Em seu discurso, Sérgio Sá Leitão afirmou que o Brasil merece uma política cultural à altura da excelência de seus artistas e de seu patrimônio histórico e artístico, que deve ser preservado. “Produzir e acessar cultura são direitos dos cidadãos e integram o repertório básico da cidadania. É também uma atividade econômica importante, que pertence sobretudo à sociedade. Não cabe ao Estado produzir ou definir o que é e o que não é cultura”, disse.

      “Produzir e acessar cultura são direitos dos cidadãos e integram o repertório básico da cidadania. É também uma atividade econômica importante, que pertence sobretudo à sociedade. Não cabe ao Estado produzir ou definir o que é e o que não é cultura”, afirmou o ministro.

                                                                 Posse Ministro da Cultura Sérgio Sá

Com informações Assessoria de Comunicação Minc

Foto: Acácio Pinheiro/Ascom MinC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br