Notícias

Ministro das Comunicações assina portaria de início do desligamento do sinal analógico no interior de São Paulo

reuniao

Nesta quarta-feira (29), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou a portaria do desligamento do sinal analógico em Santos, Campinas e na região do Vale do Paraíba.

O desligamento em Santos terá início às 23h59 desta quarta-feira (29) e será finalizado no dia 20 de dezembro. Em Campinas e no Vale do Paraíba, a data inicial é a mesma, mas o prazo se estenderá até o dia 17 de janeiro do próximo ano.

A data do desligamento do sinal analógico de TV nos municípios de Ribeirão Preto e Franca será confirmada por meio de pesquisa. A princípio, o fim da transmissão analógica nesses municípios ficou marcado para o dia 31 de janeiro de 2018.

Além de destacar o trabalho realizado para a digitalização da TV no Brasil, o presidente da Abratel, Márcio Novaes, ressaltou a importante participação dos brasileiros nesse processo. “Pesquisas recentes mostraram que o brasileiro está passando mais tempo em frente à televisão. Isso mostra que o País está redescobrindo uma TV aberta com qualidade de som, imagem e também de programação. Uma TV, acima de tudo, gratuita”, reforçou.

Kits

As famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal podem retirar os kits de conversores digitais gratuitamente. De acordo com o MCTIC, do esperado, 76% dos kits já foram entregues em Campinas, 70% em Santos, 72% no Vale do Paraíba, 74% em Ribeirão Preto e 88% em Franca.

Resultados

O Sistema Brasileiro de TV Digital já foi implantado em 193 municípios e atende cerca de 60 milhões de pessoas. O sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 28 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco; Salvador e mais 19 cidades da Bahia; Fortaleza e outras 14 cidades do Ceará; Vitória e mais seis cidades do Espírito Santo; a capital do Rio de Janeiro e 18 municípios do entorno; além de Belo Horizonte e outras 38 cidades de Minas Gerais.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel
(Com informações do MCTIC)

 

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SALA DE IMPRENSA