Notícias

Desligamento do sinal analógico no Vale do Paraíba, Campinas e Santos começa nesta quarta; outros municípios ficam para 2018

Kit digital

O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) aprovou, na manhã desta terça-feira (28), o calendário de desligamento do sinal de TV analógico para os municípios de Santos, Campinas e da região do Vale do Paraíba, todos em São Paulo. Ribeirão Preto e Franca também tiveram as datas definidas. O Gired levará a proposta ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, na próxima quarta-feira (29).

O desligamento em Santos terá início no dia 29 de novembro deste ano e será finalizado no dia 20 de dezembro. Em Campinas e no Vale do Paraíba, a data inicial é a mesma, mas o prazo se estenderá até o dia 17 de janeiro do próximo ano. Nessas regiões, o Gired não constatou a necessidade de ser realizada uma nova pesquisa.

Tanto em Ribeirão Preto quanto em Franca, o desligamento será postergado para o dia 31 de janeiro de 2018. Por decisão do grupo, uma nova pesquisa de aferição deverá ser realizada nos dois municípios paulistas.

O desligamento gradativo acontecerá porque o número de domicílios com sinal digital não atingiu o percentual mínimo (90%) para o começo da ação. Em Santos, essa taxa foi de 89%; em Campinas, 88%; e o Vale do Paraíba registrou 88%. Em Ribeirão Preto e Franca o número foi menor: 84% e 80% respectivamente.

Desde 2015, ações como essa ocorrem em todo o País com a finalidade de migrar o sinal de analógico para digital. Isso permitirá que a faixa dos 700 MHz seja liberada e utilizada para o 4G. Entre as vantagens da digitalização estão a maior qualidade de imagens e sons e a melhora do 4G, que passa a ocupar outra faixa com maior velocidade de conexão e melhor sinal em ambientes fechados.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SALA DE IMPRENSA