Notícias

Desligamento do sinal analógico no Rio de Janeiro acontece nesta quarta-feira; Belo Horizonte também terá sinal desligado

Kit digital

O sinal de TV analógico será desligado às 23h59 desta quarta-feira (22). O Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) decidiu propor ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que o encerramento desse tipo de transmissão aconteça na cidade do Rio de Janeiro e em outros 18 municípios do estado.

De acordo com a pesquisa Ibope, 90% dos domicílios que recebem apenas o sinal de TV aberto já estão digitalizados. Caso o desligamento acontecesse entre os dias 9 e 20 de novembro, 96% dos domicílios não ficariam sem TV.

Desde 2015, ações como essa ocorrem em todo o País com a finalidade de migrar o sinal de analógico para digital. Isso permitirá que a faixa dos 700 MHz seja liberada e utilizada para o 4G. Entre as vantagens da digitalização estão a maior qualidade de imagens e sons e a melhora do 4G, que passa a ocupar outra faixa, com maior velocidade de conexão e melhor sinal em ambientes fechados.

Outras cidades

O processo de desligamento do sinal analógico em Belo Horizonte e outros 38 municípios mineiros também termina nesta quarta-feira. O Gired ainda antecipou o desligamento do sinal analógico do dia 28 de novembro para o dia 14 de agosto de 2018 em Campo Grande/MS, Cuiabá/MT e outros seis municípios.

Por Paulo Pimenta
Assessoria de Comunicação da Abratel
(Com informações da Anatel)

Notícias Relacionadas

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SALA DE IMPRENSA