Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Desligamento da TV analógica em SP é considerado “case” de sucesso pelo Gired

Pouco mais de 20 dias após o desligamento do sinal analógico da TV aberta na Região Metropolitana de São Paulo – ocorrido no dia 29 de março – o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) durante a última reunião realizada nessa quarta-feira, dia 19 de abril,  fez uma avaliação dos fatores que resultaram no sucesso de mais essa etapa da digitalização da TV aberta no Brasil. Conforme pesquisa realizada entre os dias 31 de março e 10 de abril, 95% dos domicílios já contam com sinal digital, o que se deve, em parte, à logística acertada na distribuição de kits (antena e conversor) aos inscritos nos programas sociais do Governo Federal. A média, atualmente, é de 14 mil kits entregues diariamente.

Outro fator que contribuiu para o bom resultado alcançado foi a disseminação de informações sobre o encerramento das transmissões analógicas. Apenas no mês de março, foram publicadas quase 2,5 mil matérias na imprensa sobre a TV digital, sendo 1,9 mil delas sobre o desligamento em São Paulo. Toda essa divulgação contribuiu significativamente para o conhecimento da população sobre a medida.

Essa divulgação repercutiu também nas redes sociais. Em São Paulo, no dia seguinte ao desligamento, 30 de março, foram registradas mais de 600 mil menções ao fim das transmissões analógicas.

Não por acaso, a central telefônica da Seja Digital – responsável por conduzir as ações do desligamento – recebeu, apenas no dia 29 de março, mais de 65 mil ligações. A análise das chamadas para a central realizadas durante o mês mostrou que 84% das ligações foram de pessoas que buscavam informações sobre o processo de desligamento; 19%, de pessoas que queriam agendar a retirada de kits com antena e conversor; e as ligações restantes, para reclamações.

Fazem parte do Gired a Anatel, o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), a EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e  Digitalização de Canais de TV e RTV) e representantes das emissoras de TV e das empresas de telecomunicações.

A próxima etapa para o desligamento do sinal analógico da TV aberta é Goiânia e municípios vizinhos, programado para o dia 31 de maio.

Anatel

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br