Search
Search

De cada 5 domicílios, 4 já estão preparados para receber sinal digital de TV no país, analisa Abratel

De cada 5 domicílios, 4 já estão preparados para receber sinal digital de TV no país, analisa Abratel

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Treze milhões de domicílios brasileiros, o equivalente a 19,7% do total de domicílios com aparelhos de televisão, só têm acesso ao sinal analógico aberto e correm o risco de ficar sem a programação televisiva já que está em curso no país a migração do sistema analógico para o digital.

As informações estão no Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O total de domicílios com aparelho de televisão que não tinham antena parabólica, nem TV por assinatura, nem digital aberta passou de 28,5%, em 2013, para 23,1%, em 2014, e chegou a 19,7%, em 2015.

“Apesar de ser um número alto, tem mostrado redução ano a ano. Há ainda esses 13 milhões de domicílios que, se hoje fosse desligado o sinal analógico, ficariam sem o acesso à programação de TV. É um número alto ainda, representa quase um quinto dos domicílios que têm televisão”, disse a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Araújo Beringuy.

A Região Norte continuou apresentando o maior percentual de domicílios sem nenhuma das três modalidades de acesso à programação televisiva (25,4%), seguida do Nordeste (22%). A Região Sudeste, com 17,8¨%, é a que tem o menor percentual de domicílios que ficariam descobertos com o desligamento do sinal analógico.

De acordo com o governo federal, o desligamento do sinal analógico no território brasileiro está previsto para ocorrer até o fim de 2018.

TV digital

A televisão estava presente em 97,1% dos 68 milhões de domicílios brasileiros em 2015, mantendo a mesma proporção observada em 2014. O levantamento mostrou que 45,1% dos domicílios tinham televisão digital aberta. Em 2014, 39,8% dos domicílios tinham acesso à TV digital e, em 2013, o índice era 31,2%.

A televisão digital aberta se expandiu tanto na área rural quanto na urbana, mas, em termos percentuais, a diferença persiste: a modalidade está presente em 17,6% dos domicílios da área rural e 49,4% da área urbana.

Houve aumento em todas as regiões, com destaque para o Sudeste que, pela primeira vez, foi a única que alcançou mais da metade (53,1%) dos seus domicílios com acesso à TV digital aberta. Em 2014, apenas o Distrito Federal tinha mais da metade dos seus domicílios com TV digital aberta. Este ano, o DF aumentou para 61,4%, mas São Paulo (59,4%), o Espírito Santo (51,4%) e Paraná (50,5%) ultrapassaram pela primeira vez o patamar de 50%.

Análise da Abratel

A Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) analisou os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o consumo de TV, feita em 2015. Os números indicam que cresceu no país a quantidade de casas com aparelhos capazes de sintonizar a TV Digital: de cada 5 domicílios, 4 já estão preparados para receber sinal de TV aberta no país, considerando residências com cobertura por sinal terrestre, parabólica ou TV por assinatura.

Para o presidente da Abratel e também presidente da RecordTV, Luiz Claudio Costa, o número indica que o avanço da TV digital é muito maior do que o imaginado: ”Se no final de 2015, quando o sinal de TV analógico havia sido desligado apenas na cidade de Rio Verde, em Goiás, em caráter de teste, nós já tínhamos um quadro de mais de 80% dos domicílios preparados para o desligamento do sinal analógico, imaginem agora, 12 meses depois, no ano em que tivemos os Jogos Olímpicos, eleição e o desligamento de toda a região de Brasília e entorno.”

O número de domicílios que só recebem sinal de TV analógico vem caindo ano a ano. Em 2013, estava em 28,5%. E agora, de acordo com a pesquisa de 2015, caiu para 19,7% dos domicílios com aparelho de televisão.

Pela PNAD de Brasília, em final de 2015, pouco mais de 60% dos domicílios estavam preparados para o desligamento do sinal analógico. Na data do desligamento, em novembro deste ano, as pesquisas apontaram que o número de domicílios pulou para mais de 90%.

Para o presidente da Abratel, esta é uma prova de que as campanhas promovidas pelos radiodifusores, em conjunto com as empresas de telecomunicação que vão operar a faixa das transmissão analógica e que formam a Seja Digital, a Anatel e o governo, estão atingindo o objetivo: “Apesar da crise, a população está percebendo os benefícios da televisão digital aberta e de graça. Mais qualidade de imagem, som e recepção. E as campanhas estão mobilizando a população que não quer ficar sem a sua principal fonte de lazer, informação e prestação de serviços. Tenho certeza de que, em São Paulo, seremos surpreendidos com o número de domicílios já preparados para a recepção da TV digital, antes mesmo da entrega de todos os conversores prometidos pelo governo para os beneficiários dos programas sociais.

Istoé
Com Abratel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Cartao ao mercado publicitario
Carta ao Mercado Publicitário
imagem_eduardo gomes
Senado aprova projeto que cobra Condecine sobre serviços de streaming
foto edital capacidade ociosa
MCom publica resultado do edital de capacidade ociosa
53629981569_d771baf61d_k
Abratel participa do Seminário de Apresentação da TV 3.0
saiba-como-o-boleto-bancario-pode-ajudar-a-reduzir-a-inadimplencia
Prazo para pagar boletos do FISTEL se encerra dia 31
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas