Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Sinal analógico de TV é desligado em Goiânia e 28 municípios

O sinal analógico de TV em Goiânia e outros 28 municípios do estado de Goiás foi oficialmente desligado às 23h59 de ontem (21). A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), após verificar que 92% dos domicílios da região já contam com sinal digital.

A pesquisa sobre a abrangência do sinal foi feita entre os dias 4 e 15 deste mês pelo Ibope Inteligência. A legislação determina que o percentual mínimo de desligamento do sinal é de 90%, considerando margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Inicialmente, a chegada definitiva do sinal digital em Goiânia e municípios do entorno estava prevista para o dia 31 de maio. Porém, precisou ser adiada por não atingir a marca de 90% de digitalização na região.

Segundo a pesquisa, após o fim do sinal analógico, apenas 5% dos domicílios ficarão sem a TV digital na capital e 6% nas demais cidades. Goiânia conta com 505.504 domicílios, enquanto os municípios do entorno somam 465.767 residências.

Os beneficiários do Bolsa Família e de programas sociais do Governo Federal têm direito a receber gratuitamente o kit digital (composto por uma antena, um conversor e um controle remoto), podendo retirá-lo em um prazo de até 45 dias após o desligamento.

Cronograma

A cidade de Rio Verde, também em Goiás, foi a primeira em que o sinal analógico foi desligado, em março de 2016, servindo de projeto piloto para a implantação do sistema. Em novembro, foi a vez de Brasília, seguida por São Paulo, em março deste ano. Pelo calendário, o próximo desligamento está marcado para o dia 26 de julho, em Recife e outros 14 municípios.

Até o final deste ano, o sinal analógico de TV também será desligado em outras capitais importantes do País, como Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES e Belo Horizonte/MG.

O interior de São Paulo – regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba – também está no cronograma de 2017, com o desligamento do sinal previsto para o dia 29 de novembro.

Fonte: Site Forumsbtvd

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Notícias

Assessoria de Imprensa

Amanda Salviano

+55 61 3212-4686
+55 61 99112-5734

imprensa@abratel.org.br