Search
Search

Shopping de Campinas sedia exposição sobre os 100 anos do rádio no Brasil

Shopping de Campinas sedia exposição sobre os 100 anos do rádio no Brasil

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Campinas – Exposição realizada pela Radioficina já passou pelo litoral norte paulista

Os clientes do Campinas Shopping têm a oportunidade de viajar no tempo e conhecer a história do rádio na exposição Os 100 anos do Rádio no Mundo, realizada pelo centro de compras em parceria com a escola de formação profissional Rádioficina, de São Paulo. A mostra fica até 7 de agosto no piso térreo, próxima a loja Youcom, com funcionamento das 13 às 21 horas. A visitação é gratuita.

A exposição é inédita em Campinas e traça uma linha do tempo com a evolução cronológica do rádio desde o seu início no Brasil e no mundo. São mais de 100 objetos entre aparelhos antigos, microfones e equipamentos históricos que pertenceram aos estúdios de emissoras de São Paulo, como Rádio Globo, CBN, Record e a extinta TV Tupy.

Os estúdios da rádio Jovem Pan e Rádio Cidade onde inúmeros famosos como Cesar Filho, Joseval Peixoto, Emilio Surita e a trupe do Programa Pânico trabalharam também pode ser visto de perto pelos visitantes, além de rádios originários do Japão, Estados Unidos, Alemanha e França.

O diretor da Rádioficina, Cyro César, conta que a ideia de criar a exposição surgiu para mostrar ao público o quanto a história do rádio e da própria sociedade se confundem. “É encantador ver o brilho nos olhos das crianças quando olham para um velho aparelho de rádio. Acho mágico presenciar a reação das pessoas quando descobrem que dentro da história do rádio elas vão encontrar um pouco da sua também.”

César conta que algumas peças da exposição vieram de doações e outras foram adquiridas pela Rádioficina ao longo de 30 anos. “Olhar para rádios que noticiaram o fim da guerra, tocaram músicas, transmitiram rádionovelas, programas de auditório e partidas esportivas inesquecíveis leva as pessoas a sentir um misto de saudades e emoção. A exposição é uma verdadeira viagem por entre velhos aparelhos de rádio”, afirma.

Junto com a mostra foram montados três estúdios de rádio itinerantes, sendo um da década de 1960, outro da década de 1980 e um atual. O objetivo é fazer os visitantes entenderem a evolução do rádio enquanto veículo de comunicação de massa ao longo dos tempos.

Os clientes também poderão conhecer uma rádio truck que foi montada no interior de uma kombi retrô. O estúdio já participou de inúmeros eventos e shows e do seu interior já foram transmitidas diversas entrevistas com inúmeros artistas da música.

QUALIFICAÇÃO: A Rádioficina vai realizar um curso de qualificação profissional para radialistas no setor de locução de 30 de julho a 18 de setembro, no Campinas Shopping. Um estúdio de rádio profissional será montado para ocasião.

SERVIÇO:
Exposição 100 anos de Rádio no Mundo – Campinas Shopping
Data: Até 7 de agosto
Horário: 13 às 21 horas
Local: Piso térreo, próximo à loja Youcom
www.radioficina.com.br
Gratuito

Com informações do Visto Livre

Carlos Massaro

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas