Clipping

Presidente da Anatel participa do esforço para implantar a TV digital no Ceará

O presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, enfatizou a importância do trabalho realizado para o desligamento da TV Aberta Analógica em Fortaleza e da liberação da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel em 4G em entrevista realizada, nesta terça-feira (29.08), no escritório regional da agência reguladora em Fortaleza (CE). O sinal analógico da TV Aberta deve ser desligado no dia 27 de setembro de 2017 na região metropolitana da capital cearense.

Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui maior qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas. Já o sistema de 4G é uma das tecnologias mais avançadas usadas pela telefonia móvel e que permite que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito altas. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa facilita o acesso à programação em ambientes fechados.

Kits TV Digital

Juarez Quadros, em visita ao Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado no Bairro de Messejana, entregou o kit de número 500 mil (composto por antena, conversor e controle remoto) à aposentada Elza da Silva. “Eu estou convocando a população para que retirem os kits e os liguem”, disse o presidente da Anatel durante a entrega. Ele fez referência a Goiânia, onde a população beneficiada retirou os kits, mas não os instalou. Em Goiânia o sinal analógico foi desligado em junho deste ano. Dona Elza afirmou que vai ligar hoje mesmo o seu kit. No momento da retirada dos aparelhos, as pessoas também recebem treinamento para a instalação.

No total deverão ser distribuídos gratuitamente cerca de 616 mil kits (antena, conversor e um controle remoto) às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal em Fortaleza. A doméstica Daniele Coelho também recebeu o seu kit da TV Digital e disse que a imagem é outra. “O sinal vai ser melhor, bem melhor.”

O presidente da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), Antônio Martelleto, explicou que a entidade é o braço operacional do desligamento do sinal analógico e que nas grandes praças de São Paulo e de Brasília, mesmo após o desligamento, a EAD manteve a entrega dos kits por mais 60 dias. Em Fortaleza, os kits continuarão também a ser distribuídos após o desligamento do sinal analógico.

Salvador

O presidente do Gired e da Anatel, Juarez Quadros, vai realizar entrevista coletiva, na próxima terça-feira (30.08), na sede da agência reguladora em Salvador (Rua Alceu Amoroso Lima, – nº 822, Pituba) para falar sobre o desligamento da TV analógica na capital baiana e em mais 19 municípios vizinhos. A entrevista está marcada para as 11 horas.

Em Salvador, Juarez Quadros também visitará o Ponto de Distribuição de Kits da Seja Digital, localizado na Pituba (Avenida Paulo VI, 190 Térreo) e fará a entrega do Kit número 430 mil. Devem ser distribuídos cerca de 538 mil kits (antena, conversor e um controle remoto) na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anatel

Outros Clippings

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SALA DE IMPRENSA