Search
Search

Aprovado o desligamento do sinal analógico amanhã em Recife

Aprovado o desligamento do sinal analógico amanhã em Recife

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O desligamento da TV analógica em Recife e em mais 14 municípios da região metropolitana será realizado nesta quarta-feira (26.07). O Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou durante reunião nesta terça-feira, (25/07), o desligamento total do sinal analógico na região, que conta com 1.268.877 domicílios.

O Grupo tomou a decisão após pesquisa do Ibope Inteligência, verificar que 92% dos domicílios da região já contavam com sinal digital. Foi feita a pesquisa com 1.078 entrevistados entre os dias  9 e 22 deste mês.   O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento (artigo 4º da Portaria 378/2016) é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

O Gired vai encaminhar ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto  Kassab, a proposta da data do desligamento. O grupo é formado pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, que dirige o grupo; a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Bonna; e representantes das emissoras de TV e das empresas de telecomunicações.

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de Recife ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. Os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado, deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela informativa para que o telespectador seja informado do fim das transmissões analógicas.

Os kits de TV Digital (conversor e controle remoto) são distribuídos gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal. O governo continuará distribuindo kits  para os  beneficiários após o desligamento na região metropolitana de Recife. Para receber o kit basta a população acessar o site www.sejadigital.com.br. Será agendada a retirada do kit gratuito e buscá-lo no local informado.

O Ibope também apresentou o resultado das primeiras pesquisas que apontam o percentual de domicílios das próximas cidades onde vai haver o desligamento do sinal analógico em 27 de setembro deste ano.  Em Salvador (BA), a digitalização já chegou a 84,82%; em Fortaleza (CE) a 73,07%; em Juazeiro do Norte (CE) a 42,89%; e em Sobral (CE), a 29,70%.

Outra proposta aprovada pelo Gired foi de antecipação em 30 dias da primeira pesquisa sobre o desligamento do sinal analógico na região metropolitana em Curitiba Marcada inicialmente para 30 de novembro, será realizada em 30 de outubro.. O desligamento do sinal na região está marcado para o final de janeiro de 2018.

Cronograma de desligamento

O desligamento do sinal analógico está marcado para o dia 27 de setembro deste ano em Fortaleza (CE); Salvador  (BA); Juazeiro do Norte (CE) e Sobral  (CE). A previsão de desligamento do sistema no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES) é no dia 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG) e na região metropolitana deverá ser feito em 8 de novembro. E, no interior de São Paulo – Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba – deverá acontecer no dia 29 de novembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anatel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas