Search
Search

Anatel recomenda que imposto de telecom seja estendido a rádio e TV

Anatel recomenda que imposto de telecom seja estendido a rádio e TV

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A procuradoria da Anatel recomendou a cobrança da contribuição ao Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação) das empresas de rádio e televisão. Parecer, de 23 de agosto, concluiu que as receitas oriundas de propaganda, publicidade e merchandising, obtidas pelas prestadoras de serviço de radiodifusão, integram a base de cálculo do Fust.

O Fust coleta 1% da receita operacional bruta das empresas de telecomunicação. Atualmente pagam a alíquota as companhias que exploram serviços de telefonia fixa, móvel e dados. O fundo tem R$ 15 bilhões em caixa, nunca usados para universalizar a telefonia fixa como prevê sua criação. O dinheiro vai para o Tesouro Nacional, ajudando a fechar as contas fiscais do governo.

No parecer, assinado por quatro advogados da União e respaldado pelo procurador da agência, Victor Cravo, a procuradoria recomenda à Anatel tratar o assunto com celeridade para que seja possível a cobrança retroativa do valor que entende ser devido pelas empresas desde 2008. A contribuição referente ao período de 2000 (quando o fundo foi criado) a 2008, já prescreveu.

Decisão judicial. O Estado revelou no dia 18 de agosto que a Anatel estava estudando taxar o setor após uma decisão da Justiça definir que as empresas de radiodifusão prestam serviço de telecomunicação. Como a lei que criou o Fust definiu que a cobrança incidiria sobre prestadores de serviço de telecomunicações, a decisão do Tribunal Regional Federal da 1a Região alcançaria as empresas de rádio e televisão.

No parecer, os procuradores da Anatel rebatem o argumento da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) e o entendimento antigo da consultoria jurídica do Ministério das Comunicações de que o setor não pode ser taxado porque os usuários não pagam pela prestação do serviço. Os procuradores classificaram a justificativa como “inaceitável” e ironizaram: “seria o mesmo que concluir que as radiodifusoras não têm interesse econômico e prestam um serviço de caridade aos ouvintes e telespectadores.”

No entendimento dos procuradores, a receita e o lucro dessas empresas advêm da propaganda, publicidade e merchandising, por meio da venda de espaço. Receita que só é auferida pelo serviço que prestam. Nesse contexto, os procuradores da Anatel concluíram que o setor é passível de cobrança do Fust.

Assunto complexo. Como há divergência nas posições (do Ministério das Comunicações e da procuradoria da Anatel) o parecer ainda será submetido a análise da procuradoria-geral da Advocacia Geral da União (AGU) antes de seguir para deliberação do presidente da agência, João Rezende. O Estado apurou que na AGU a disposição é concluir a análise ainda no mês de setembro. O assunto é considerado complexo porque o Fust nunca foi cobrado dos radiodifusores. Segundo uma fonte, apenas se os argumentos da procuradoria da Anatel foram muito sólidos, a AGU deverá concordar com a cobrança.

A Anatel informou, por meio de sua assessoria, que a procuradoria da AGU na Anatel ainda estava analisando o impacto da decisão da Justiça que considerou como serviço de telecomunicação a radiodifusão e que “somente a partir do conteúdo do parecer será possível saber qual o encaminhamento cabível.”

O parecer, entretanto, está pronto e já foi encaminhado para a procuradoria-geral da AGU. A assessoria da Abert reforçou o entendimento de que cobrança é inviável, mas preferiu não comentar o parecer dos procuradores porque ainda cabe análise da AGU.

Fonte: Estadão

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas