Search
Search

Anatel e Ipea firmam acordo para avaliar políticas de inclusão digital

Anatel e Ipea firmam acordo para avaliar políticas de inclusão digital

Compartilhe:
There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) assinaram nesta quarta-feira (07.12) acordo de cooperação técnica para identificar a relação entre a ampliação do acesso à infraestrutura de banda larga em regiões carentes e a melhoria dos indicadores econômicos e sociais. Os estudos servirão de base para a elaboração de politicas públicas e terá duração de um ano.

O presidente da agência reguladora, Juarez Quadros, destacou, durante o evento, a importância do acordo no momento de mudanças na legislação que permitirá alterar a regulação do setor. O Projeto de Lei 79/2016, aprovado ontem (6.12) pelo Senado, permite que as concessões sejam transformadas em autorizações com investimentos em banda larga. O projeto seguiu para a sanção do presidente da República.

Para o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, o apoio do órgão a Agência permitirá as escolhas de novos investimentos que serão feitos em cidades menos desenvolvidas. Para ele, o acordo demonstra que o governo brasileiro não se encontra parado frente a atual crise econômica.

O acordo deverá fornecer ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), uma avaliação independente e autônoma do setor, considerou o conselheiro da Anatel Igor de Freitas, um dos principais articuladores do convênio de cooperação das duas instituições. Para o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, o estudo do IPEA possibilitará que os investimentos previstos nos Termos de Ajustamento de Condutas (TACs) estabelecidos pela Anatel sejam bem direcionados. O TAC da Vivo, aprovado pela agência, prevê investimentos de R$ 4,87 bilhões na expansão e melhoria dos serviços.

O secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Marcos Ferrari, disse que o acordo é uma ferramenta de planejamento, que permite saber como alocar melhor os recursos. Ele comparou a importância do acordo com a PEC 241 que estabelece o teto de gastos públicos.

E o secretário adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Presidência da República, Marcelo de Lima Souza, elogiou a visão moderna de políticas públicas da agência reguladora e informou que o governo quer reavivar o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (Pro-reg) para a melhoria do ambiente regulatório. Ele disse acreditar que a celebração do acordo é um ponto de partida para permitir uma melhor avaliação e melhores resultados das políticas públicas.

Anatel

COMPARTILHE:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
E-mail
Imprimir
TÓPICOS:
Mais Lidas
SET:30: Ministro Juscelino Filho se reúne com radiodifusores na sala da SET
Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0
MCom promete implementação da TV 3.0 no Brasil a partir de 2025
TV 3.0 aumentará receitas de emissoras com publicidades personalizadas, diz representante
Com Americo Buaiz Neto, diretoria da Rede Vitória e Pazolini vão à Record e Abratel, em Brasília
Informe Abratel
Loading...
1 2 17

Abratel - Associação Brasileira de Rádio e Televisão

Atuamos na defesa da radiodifusão no Brasil e trabalhamos para a valorização e promoção do serviço de comunicação mais democrático do país.

Notícias Relacionadas